PMBOK_6_fase1

O Project Management Institute (PMI)® liberou a primeira parte da minuta (ou rascunho) do Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK ®) 6ª edição para revisão e comentários.  A publicação final está prevista para o 3º trimestre de 2017. A seção relativa ao padrão do guia esteve aberta para revisão até 06 de abril de 2016. Após a resolução dos comentários sobre o ‘padrão’, o restante da 6ª edição será liberado para revisão, provavelmente, em maio de 2016. Conheça as principais mudanças.

O Guia PMBOK® é único entre os padrões globais do PMI porque contém um guia e um padrão. O padrão (ligado à ISO 21500) apresenta conceitos-chave (é a fundação por trás do guia e descreve o que fazer para ser bem sucedido), enquanto o guia expande a fundação com informações adicionais sobre como usar práticas comprovadas.

Etapas da Revisão

O Guia PMBOK® e todas as outras normas estão sujeitas a atualização de rotina a cada 4 a 5 anos. Esta atualização é simplesmente parte do processo de manter o guia atual e relevante.

O PMI dividiu essa revisão em duas etapas. A primeira etapa abordou somente o Padrão para Gerenciamento de Projetos. Essa parte tem aproximadamente 50 páginas e não inclui ferramentas e técnicas, diagramas de fluxo de dados, descrições mais completas das áreas de conhecimento e Agile.

As partes restantes do Guia PMBOK ® 6ª edição ainda serão liberadas para revisão.

A publicação final em Inglês está prevista para o 3º trimestre de 2017. A versão em Português deve sair somente em 2018.

Os exames PMP® e CAPM® serão atualizados em resposta à publicação da 6ª edição do Guia PMBOK®, mas essa mudança deve acontecer somente em meados de 2018.

Principais mudanças

A minuta do Guia PMBOK ® 6ª edição propõe algumas alterações interessantes. O guia amadureceu em termos de conteúdo e consistência; e há um maior alinhamento com a norma ISO 21500 e outras normas ISO.

As 10 áreas de conhecimento e os cinco grupos de processos atuais foram mantidos, porém, agora existem 49 processos.

  • Duas áreas do conhecimento têm novos nomes:
    • Gerenciamento do Tempo passa a ser Gerenciamento do Cronograma, enfatizando a importância da programação em gerenciamento de projetos e alinhando com o Practice Standard for Scheduling;
    • Gerenciamento de Recursos Humanos passa a ser Gerenciamento de Recursos. Pessoas, equipamentos e recursos físicos agora estão incluídos nesta área de conhecimento.
  • Há três novos processos na Sexta Edição:
    • Gerenciar o Conhecimento do Projeto faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento Gerenciamento da integração do projeto;
    • Implementar respostas aos riscos faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento de Gerenciamento dos riscos do projeto;
    • Controlar Recursos de é parte do Grupo de processos de monitoramento e controle e da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos.
  • O processo Estimar Recursos da Atividade ainda é parte do Grupo de processos de planejamento, mas ele é associado com a área Gerenciamento de recursos ao invés da área Gerenciamento do cronograma.
  • O processo Encerrar aquisições foi removido e o trabalho foi para dentro de Controlar as aquisições e Encerrar o projeto ou fase.
  • Processos que mudaram de nome
5a Edição 6a Edição
Realizar a Garantia da Qualidade Gerenciar a Qualidade
Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos Planejar o Gerenciamento dos Recursos
Controlar as Comunicações Monitorar as Comunicações
Controlar Riscos Monitorar Riscos
Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas Planejar o Engajamento das Partes Interessadas
Controlar o Gerenciamento das Partes Interessadas Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas

Para participar do processo de revisão acesse http://ed.pmi.org (você vai precisar fazer registro, mas não é necessário ser um membro do PMI).

Outras mudanças previstas

Quando o restante do guia for liberado para revisão algumas das atualizações que serão introduzidas na nova edição incluem:

  • O papel do gerente de projetos e a relevância do Triângulo do Talento do PMI serão discutidos em um novo capítulo completo;
  • Informações sobre as práticas ágeis e outras práticas iterativas muitas vezes utilizadas em um ambiente adaptativo em CADA Área de Conhecimento;
  • Um apêndice da norma de gerenciamento de projetos sobre práticas iterativas ágeis e outras;
  • Maior ênfase na documentação e transferência de lições aprendidas;
  • Recursos de tipos diferentes discutidos em maior detalhe;
  • Melhorias visuais que tornam mais fácil identificar as entradas e saídas dos processos, bem como ferramentas e técnicas;
  • Maior cobertura do gerenciamento de requisitos;
  • A maior ênfase em conhecimento estratégico e de negócios.

Dado o sucesso  da certificação PMI-ACP®  (a de mais rápido crescimento no PMI), não é uma surpresa que o PMI tenha aumentado as informações sobre práticas ágeis.

Note que algumas das alterações poderão ser revertidas na versão final do documento.

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